MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Programa Pró-Técnico

Última modificação: Quinta-feira, 20 de março de 2025

Implementado no CEFET-MG em 1979, o Curso Pro-Técnico do CEFET-MG foi originado do projeto Programa Especial de Bolsas de Estudos (PEBE) 7 instituído em 1977. Viabilizado por meio da parceria entre os Ministérios do Trabalho e da Educação, o projeto representava para a classe trabalhadora sem formação profissional uma oportunidade de acesso à escola, conclusão de cursos técnicos, além de ascensão profissional e social.

Em 1988, o PEBE foi extinto, entretanto o CEFET-MG manteve em funcionamento o curso. A partir de 2011 o Pro-Técnico passou fazer parte da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários (CHAGAS, 2018). Além de ser um curso preparatório para o ensino técnico de nível médio cujo objetivo é a revisão e a complementação dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, prepara os alunos de escolas públicas para concorrerem a uma das vagas dos cursos técnicos integrados de nível médio oferecidos prioritariamente pelo CEFET-MG, mas também pelo IFMG e COLTEC (CHAGAS, 2018).

Assim, os alunos da Rede Pública de Ensino que estejam cursando o último ano do Ensino Fundamental (9º ano) participam de março a dezembro de uma dupla jornada escolar: o ensino regular e o Curso Pro-Técnico. Portanto, são ofertados aos alunos aulas das disciplinas que constam no exame de seleção da instituição (Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História) e esses recebem, gratuitamente, o material didático composto por textos, e exercícios complementares (CHAGAS, 2018).

Nesse sentido, destaca-se a importância social do Pro-Técnico, haja vista que esse visa atender às famílias de classes sociais menos favorecidas, oferecendo aos jovens dessas, oportunidade de concorrerem não só a uma das vagas dos cursos